« VOLTAR

Relatório do OMD de setembro

Logo Observatório da Mídia Digital

Newsletter número #01 | referente às observações de Setembro de 2023

Olá,

Você está recebendo o relatório do Observatório da Mídia Digital referente às observações realizadas no mês de setembro/2023.

No último mês detectamos 38 movimentações nas funcionalidades, políticas de uso e algoritmos das principais plataformas de mídia digital.

Ver Todas

Nesse relatório você encontra um resumo executivo com as principais mudanças ocorridas e insights a respeito de como elas podem ser aproveitadas em estratégias de marketing.

Plataforma Meta
Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads

🔎O que mudou?

Setembro foi um mês agitado para Meta. A empresa apresentou novos produtos em seu evento Meta Connect 2023.

Mark Zuckerberg anunciou o Meta Verified para empresas, assinatura que garante o selo de verificação para empresas que utilizam o Facebook, Instagram e em breve WhatsApp.

O Facebook anunciou a possibilidade de separação de perfis. Agora é possível ter até quatro perfis diferentes na mesma conta, com feeds, amigos e publicações diferentes em cada um.

O Meta Connect nos apresentou a Meta AI, uma inteligência artificial integrada aos aplicativos da empresa, e os Meta Quest 3, óculos de realidade mista com resolução aprimorada e com capacidade de combinar elementos virtuais ao ambiente físico.

Além disso, a Meta lançou a nova versão dos óculos inteligentes Ray-Ban Meta Smart Glasses, que permitem fotos, vídeos e transmissões ao vivo.

🌟Insights

As mudanças em algumas funcionalidades visam melhorar a autenticidade, personalização e experiência do usuário nas plataformas da Meta, ao mesmo tempo em que oferecem ferramentas adicionais para empresas ou usuários promoverem conteúdo autêntico e alcançarem seus públicos-alvo de forma mais eficaz. As contas assinantes terão prioridade na exibição de resultados de busca e na recomendação de perfis do feed, além de recursos adicionais no WhatsApp.

Com a  introdução da Meta AI, a plataforma abre portas para automação avançada e personalização, melhorando a experiência do usuário e oferecendo soluções integradas, enquanto os Meta Quest 3 e os óculos inteligentes Ray-Ban Meta Smart Glasses abrem novas possibilidades para o marketing de realidade aumentada e transmissões ao vivo.

Plataforma Alphabet
Google e YouTube

🔎O que mudou?

Antecipando-se a uma série de eleições importantes que acontecerão em vários países nos próximos anos, o Google mudou suas políticas de uso para tornar obrigatório divulgar uso de IA em anúncios eleitorais.

O YouTube anunciou mudança importante para criadores de conteúdo quanto às possibilidades de escolha dos momentos em que anúncios aparecem nos vídeos. Os criadores não podem mais escolher se os anúncios aparecem ou não no começou ou no final de seus vídeos, mas podem determinar momentos específicos para a exibição de anúncios em transmissões ao vivo.

Além disso, o YouTube lançou aplicativo para edição de vídeos em smartphones, o YouTube Create, projetado para facilitar a criação de vídeos no formato Shorts.

Para seu sistema de busca, o Google anunciou uma atualização do Sistema de Conteúdo Útil (September 2023 Helpful Content Update). O Helpful Content é um algoritmo que busca privilegiar conteúdos realmente úteis e que oferecem uma experiência mais satisfatória aos usuários.

🌟Insights

As próximas eleições, em qualquer país do mundo e para qualquer cargo, certamente serão diferentes das últimas, por conta do uso de Inteligência Artificial. Regras específicas para esses casos são fundamentais para que as disputas sejam limpas e justas.

O YouTube tem se movimentado muito ultimamente para enfrentar a concorrência do TikTok. O formato Shorts tem recebido muita atenção e destaque na plataforma e é uma boa oportunidade de marketing no momento.

A atualização "September 2023 Helpful Content Update" é apenas uma das milhares de mudanças que o Google diz promover todos os anos em seus algoritmos. Mas essa, em especial, tem potencial para impactar o desempenho de muitos blogs e websites na plataforma. É um desafio para profissionais de SEO adequar seus conteúdos para as novas exigência de utilidade e experiência para os usuários.

X
Antigo Twitter

🔎O que mudou?

Em setembro, o X se manteve estável em relação às funcionalidades básicas do aplicativo. Em contrapartida, a governança do antigo Twitter passa por situações jurídicas relacionadas ao mesmo: Elon Musk sofre 3 processos!

O primeiro se deu pelo fato de Elon ter afirmado, na plataforma, que um jovem é neonazista. O segundo, por uma agência de marketing, também chamada "X", que afirma ter confusões com seu público, agora que ambas possuem o mesmo nome. E o terceiro pelo Governo dos EUA, que processou Musk por faltar em um depoimento em que falaria sobre a acusação de manipulação do preço de ações durante o processo de aquisição da rede social.

Mas não só de processos vive o X. Em setembro, a plataforma voltou a permitir propagandas eleitorais, o que era proibido há anos. Além disso, agora assinantes premium do X podem esconder curtidas em suas publicações.

🌟Insights

O resultado disso é uma plataforma que está sempre na mídia, seja por novos processos, como aconteceu neste mês, ou por novas funcionalidades que eram anteriormente proibidas.

Elon Musk muda políticas anteriores, começa novas e dá à marca novas polêmicas, por seu modo de operar, totalmente contrário ao do aplicativo em que os usuários estavam anteriormente acostumados.

Mas as últimas mudanças anunciam uma tendência clara: cada vez mais usuários pagantes terão privilégios e mais visibilidade na plataforma, o que pode ser uma oportunidade de marketing para algumas marcas.

TikTok

🔎O que mudou?

O TikTok está testando novos recursos para o bom funcionamento do app e sua comunidade, dentre eles estão:

  • TikTok Shop, que permite compras diretamente do app, com tecnologia renovada;.

  • Integração com a Pesquisa do Google em algumas regiões, permitindo que os usuários da rede social façam buscas na Web a partir de um pop-up na plataforma.

  • Assistente virtual com tecnologia de IA! O TikTok Creative Assistant foi projetado para apoiar sua jornada de criação de vídeos, ajudando o usuário a debater ideias, compreender as melhores práticas, descobrir tendências e encontrar inspiração.

🌟Insights

As mudanças no TikTok, geram melhor comunicação no app, aumentando o desenvolvimento dos usuários. A plataforma tem se preocupado em melhorar o desempenho de seus usuários, oferecendo informações sobre como obter melhores resultados.

A integração com as buscas do Google mostra que a plataforma tem conhecimento das tecnologias com as quais interage e dos impactos que provoca no ambiente digital.

Inteligências artificiais

🔎O que mudou?

A OpenAI anunciou recentemente novos recursos para o ChatGPT que têm o potencial de revolucionar ainda mais o mundo digital. Agora, o ChatGPT é capaz de ouvir, falar e até mesmo ler e possui a capacidade de explorar a Internet, não estando mais limitado a informações apenas até 2021.

O Spotify anuncia uma parceria com a OpenAI para que seus podcasters repliquem suas vozes para criar automaticamente versões de seus programas em outros idiomas, mantendo a autenticidade de suas vozes originais.

A Amazon fez um anúncio muito esperado por usuários da sua assistente virtual Alexa. A partir do próximo ano o aparelho estará apto a responder comandos de forma mais natural, a partir de respostas geradas por Inteligência artificial.

🌟Insights

Agora, o ChatGPT oferece uma experiência mais avançada, permitindo aos usuários incorporar imagens em seus prompts e fornecer instruções por meio da fala e também é capaz de responder verbalmente. Sua nova capacidade de reconhecimento de imagens aprimora significativamente a compreensão das consultas, elevando a interação com a IA a um novo patamar.

Essas mudanças no ChatGPT e os anúncios feitos pelo Spotify com as dublagens e pela Amazon para a Alexa mostram uma tendência para as IAs que é a interação cada vez mais em linguagem natural humana, diminuindo a necessidade de prompts complexos.

Outras plataformas

🔎O que mudou?

A Microsoft anunciou o fim do WordPad (editor de texto simples que vinha instalado por padrão no Windows nos últimos 28 anos) e a inclusão do recurso de camadas no Paint (função que faz toda diferença em softwares profissionais de edição de imagens como o Photoshop, da Abobe). Em outro anúncio, a empresa disse que vai defender juridicamente usuários que vierem a ser processados por violação de direitos autorais ao utilizar suas ferramentas de IA.

No mundo das mídias sociais, o destaque do mês fica para a Bluesky, que anunciou (em um post no X/Twitter) ter alcançado 1 milhão de usuários. A Bluesky é uma mídia social criada pelo fundador e ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey.

E a Apple lançou um produto com potencial para impactar profundamente o mercado de meios de pagamento, o Tap to Pay, que permite a realização de pagamentos por aproximação entre dispositivos da marca.

🌟Insights

Nas movimentações da Microsoft, destacamos a intensão da empresa de defender usuários em casos que envolvam direitos autorais provocados pelo uso de suas ferramentas de IA. A empresa tem apostado nessas ferramentas desde seu investimento na OpenAI e essa disposição de defender os usuários pode ajudar a quebrar objeções e a popularizar as ferramentas de IA.

O crescimento da mídia social Bluesky é algo que está em nosso radar pois ela tem algo interessante: é projetada desde o início para ser uma rede aberta, com algoritmos transparentes e descentralizados. Essa é uma tendência para redes sociais que vem se consolidando e, caso se concretize, pode mudar o modo como se faz marketing nesses canais.

O que achou deste relatório?
Por favor, responda esse e-mail com seu feedback para nos ajudar a oferecer informações ainda mais valiosas nos próximos meses.

Observatório da Mídia Digital          Universidade Anhanguera    Funadesp

 

O observatório da Mídia Digital é um projeto de inovação e extensão da Universidade Anhanguera unidade Catuaí de Londrina-PR, apoiado pela Funadesp.

CONHEÇA NOSSA EQUIPE

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.