« VOLTAR

Relatório do OMD de julho

 
Newsletter número #11 | Observações de Julho de 2024

Olá.

Você está recebendo o relatório do Observatório da Mídia Digital referente às observações realizadas no mês de julho/2024.

Nesse mês detectamos 32 movimentações nas funcionalidades, políticas de uso e algoritmos das principais plataformas de mídia digital.

Ver todas

Esse relatório é gerado por Inteligência Artificial com base nas coletas feitas pelo Observatório. Aqui você encontra um resumo executivo com as principais mudanças ocorridas e insights a respeito de como elas podem ser aproveitadas em estratégias de marketing.

Plataforma Meta
Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads

O que mudou?

WhatsApp: Lançou o recurso "Favoritos" para acesso rápido a contatos e grupos importantes e implementou um aviso para identificação e saída de grupos suspeitos.

Inteligência Artificial da Meta: A Meta suspendeu os recursos de inteligência artificial generativa no Brasil após ordem da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que também determinou a suspensão do uso de dados de usuários para treinar IA. A empresa também alterou a etiqueta para imagens geradas por IA, de "Criado com IA" para "Informações sobre IA", após críticas de fotógrafos.

Threads: Atingiu 175 milhões de usuários após um ano de lançamento.

Insights de Marketing

Profissionais de marketing devem considerar o impacto das regulamentações de IA no Brasil em suas estratégias, buscando alternativas para o uso de dados de usuários e garantir a conformidade com a LGPD. A atualização do WhatsApp, com "Favoritos" e o aviso de grupos suspeitos, oferece oportunidades para empresas fortalecerem o relacionamento com clientes e reforça a importância da segurança e transparência na comunicação. O crescimento do Threads demonstra o seu potencial como novo canal para alcançar a audiência, mas é preciso avaliar se a plataforma é relevante para o público-alvo da marca

Plataforma Alphabet
Google e YouTube

O que mudou?

O Google Maps recebeu uma atualização, incorporando recursos do Waze, como relatórios de incidentes mais fáceis e visualização de entradas de edifícios e estacionamentos.

O Google anunciou o fim do Google URL Shortener: os links se tornarão inativos após 25 de agosto de 2025.

Privacidade no Google: A empresa revisou sua estratégia para cookies de terceiros após críticas ao Privacy Sandbox, buscando oferecer mais controle aos usuários sobre seus dados. O Google oferecerá gratuitamente um relatório que informa se os dados do usuário estão na dark web. As emissões de gases de efeito estufa do Google aumentaram 48% desde 2019 devido ao crescimento da demanda por energia em seus data centers, impulsionada pela IA.

Novas políticas do Google para o Android resultarão na remoção de aplicativos de baixa qualidade da Play Store e o Google Chrome agora exibe um aviso para downloads potencialmente suspeitos.

O buscador do Google não indexará mais o conteúdo dos sites de forma automática, tornando-se mais seletivo no processo.

O YouTube Music está testando um recurso de rádio conversacional com IA e uma ferramenta de reconhecimento musical.

Insights de Marketing

Profissionais de marketing devem se adaptar às atualizações em relação à privacidade e segurança de dados. O fim do Google URL Shortener demanda a substituição por alternativas para encurtar e monitorar links, como o Bitly. A indexação mais seletiva do Google e o foco na qualidade do conteúdo e SEO são cruciais para visibilidade online. As emissões de gases de efeito estufa do Google, impulsionadas pela IA, levantam questionamentos sobre a sustentabilidade, um tema relevante para consumidores e que pode impactar a percepção de marca, sendo importante considerar alternativas mais sustentáveis

X/Antigo Twitter

O que mudou?

O X teve um crescimento de apenas 1,6% desde sua aquisição por Elon Musk em 2023.

A ANPD está investigando o uso de dados de usuários da plataforma para treinamento de IA sem consentimento explícito.

Insights de Marketing

O X continua sendo relevante para o marketing digital, apesar do crescimento lento, mas é preciso ter cuidado com as polêmicas envolvendo a plataforma. A investigação da ANPD destaca a importância da transparência e do consentimento na coleta e uso de dados, práticas cruciais para os profissionais de marketing, especialmente em relação à LGPD.

Inteligências Artificiais

O que mudou?

A OpenAI Lançou o GPT-4o mini, um modelo de IA menor e mais barato que seus antecessores. A empresa também projetou a evolução da IA em cinco níveis, com seus produtos atuais próximos ao nível 2, que se refere à capacidade de solucionar problemas básicos com a mesma eficiência de um ser humano com doutorado.

A Meta lançou o Llama 3.1, um modelo de IA de código aberto que supera rivais em testes e promete rivalizar com o ChatGPT.

Insights de Marketing

O lançamento de modelos de IA mais acessíveis, como o GPT-4o mini e o Llama 3.1, abre um leque de oportunidades para os profissionais de marketing em áreas como automação, criação de conteúdo e análise de dados, mas é preciso ter em mente as limitações de cada modelo.

Outras Plataformas

O que mudou?

O Reddit implementou mudanças que bloquearam todos os mecanismos de busca, exceto o Google.

A Amazon Prime TV aprimorou seu sistema de busca e recomendação de filmes e programas.

A Apple aprovou o primeiro emulador oficial de PC para iOS, o UTM SE.

A Netflix está descontinuando seu plano mais barato sem anúncios.

A Starlink solicitou licença para operar 7,5 mil novos satélites no Brasil.

A plataforma indiana Koo, rival do X, anunciou o fim de suas operações.

Insights de Marketing

Profissionais de marketing devem considerar as mudanças do Reddit em suas estratégias de SEO, buscando alternativas para gerar tráfego, caso utilizem a plataforma. A Netflix, ao focar em planos com anúncios, reforça a importância desse formato, demandando atenção dos profissionais de marketing para este tipo de publicidade. O fim do Koo demonstra a alta competitividade no mercado de redes sociais, reforçando a necessidade de constante inovação e diferenciação.

O que achou desse relatório?
Por favor, responda esse e-mail com seu feedback para nos ajudar a oferecer informações ainda mais valiosas nos próximos meses.

Observatório da Mídia Digital Universidade Anhanguera

O observatório da Mídia Digital é um projeto de inovação e extensão da Universidade Anhanguera unidade Catuaí de Londrina-PR. Saiba mais em https://midiadigital.info

 

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.