« VOLTAR

Relatório do OMD de abril

 
Newsletter número #08 | Observações de Abril de 2024

Olá.

Você está recebendo o relatório do Observatório da Mídia Digital referente às observações realizadas no mês de abril/2024.

Nesse mês detectamos 22 movimentações nas funcionalidades, políticas de uso e algoritmos das principais plataformas de mídia digital.

Ver todas

Nesse relatório você encontra um resumo executivo com as principais mudanças ocorridas e insights a respeito de como elas podem ser aproveitadas em estratégias de marketing.

Plataforma Meta
Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads

O que mudou?

A Meta lançou a terceira geração do seu modelo de linguagem, Llama 3, integrado na barra de pesquisa de Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp. Além disso, novas ferramentas foram introduzidas para proteger contra sextorção e abuso de imagens íntimas na plataforma. WhatsApp adicionou filtro para visualizar apenas conversas não lidas e Threads abriu a API para desenvolvedores.

Insights do Observatório

Para profissionais de marketing, utilizar o chatbot Llama 3 pode melhorar o atendimento ao cliente e a experiência do usuário. Investir na segurança e privacidade das interações também é crucial para construir confiança e lealdade à marca. A API do Threads é uma boa novidade que pode ser explorada de diversas maneiras pelo marketing com o auxílio dos times de TI e desenvolvimento.

Plataforma Alphabet
Google e YouTube

O que mudou?

O Google implementou aprendizado de máquina na barra de pesquisa do Chrome para melhorar as sugestões. Novos recursos de IA foram adicionados ao Gmail e Meet. O YouTube reforçou sua política contra aplicativos que bloqueiam anúncios.

Insights do Observatório

Aproveite a IA para otimizar campanhas de e-mail marketing e videoconferências. Assegure-se de seguir as diretrizes do YouTube para evitar bloqueios e manter a visibilidade das campanhas publicitárias.

TikTok

O que mudou?

TikTok encerrou o programa de pagamento para assistir vídeos na UE e enfrenta potencial banimento nos EUA, a menos que seja vendido a uma empresa confiável.

Insights

Diversifique a presença em outras plataformas para mitigar riscos regulatórios. Mantenha-se atento às mudanças legais que podem afetar a visibilidade e o alcance de suas campanhas.

Inteligências Artificiais

O que mudou?

DALL-E 3 agora permite edições de imagens no ChatGPT. Lenovo lançou um tradutor de Libras usando IA. Meta adicionou seu chatbot de IA, Llama 3, em várias de suas plataformas.

Insights

Utilize ferramentas de IA para criar conteúdos visuais e interativos personalizados. A IA pode ajudar a tornar as comunicações mais inclusivas e acessíveis, ampliando o alcance das campanhas.

Outras Plataformas

O que mudou?

Telegram lançou recursos voltados para negócios e novos recursos como “canais Recomendados” e simulação de visualização de perfis. Grindr introduziu a funcionalidade de "bairros gays" digitais. Tinder lançou o recurso “Compartilhar Meu Date” para segurança dos usuários.

Insights

Explore novas funcionalidades das plataformas para criar campanhas mais segmentadas e interativas. A segurança dos usuários deve ser priorizada, destacando medidas que protejam e promovam a confiança na plataforma.

O que achou desse relatório?
Por favor, responda esse e-mail com seu feedback para nos ajudar a oferecer informações ainda mais valiosas nos próximos meses.

Observatório da Mídia Digital Universidade Anhanguera Funadesp

O observatório da Mídia Digital é um projeto de inovação e extensão da Universidade Anhanguera unidade Catuaí de Londrina-PR, apoiado pela Funadesp.

 

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.