« VOLTAR

Relatório do OMD de março

 
Newsletter número #07 | Observações de Março de 2024

Olá.

Você está recebendo o relatório do Observatório da Mídia Digital referente às observações realizadas no mês de março/2024.

Nesse mês detectamos 12 movimentações nas funcionalidades, políticas de uso e algoritmos das principais plataformas de mídia digital.

Ver todas

Nesse relatório você encontra um resumo executivo com as principais mudanças ocorridas e insights a respeito de como elas podem ser aproveitadas em estratégias de marketing.

Plataforma Meta
Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads

O que mudou?

WhatsApp: Agora permite fixar mais de uma mensagem em chats individuais e grupos.

Facebook: Melhorou as sugestões da plataforma para cutucar e facilitou a localização da página de cutucada.

Instagram: Ganhou funções como edição de mensagens, fixação de conversas no topo das DMs, desativação de confirmação de leitura, salvar stickers favoritos e novos temas para personalizar conversas.

WhatsApp e Messenger: Tornar-se-ão interoperáveis com outras plataformas de mensagem via protocolo Signal.

Insights do Observatório

Para profissionais de marketing, explorar a interoperabilidade entre WhatsApp e Messenger pode ampliar a comunicação com o público. Utilize as novas funções do Instagram para personalizar e otimizar a interação nas DMs, promovendo engajamento e retenção.

Plataforma Alphabet
Google e YouTube

O que mudou?

Google: Atualizou o algoritmo de busca para combater spam . Restringiu o uso da Gemini AI para consultas relacionadas a eleições.

Chrome: Introduziu proteção em tempo real contra malware e phishing.

Insights do Observatório

Entenda o novo algoritmo do Google para criar conteúdo autêntico e relevante, evitando práticas de spam.

TikTok

O que mudou?

Pesquisa da Adobe mostrou que 64% dos jovens nascidos entre 1995 e 2010 preferem usar o TikTok para buscar informações ao invés do Google.

Insights

 Intensifique a criação de conteúdo informativo e relevante no TikTok. Use palavras-chave e tendências para melhorar a visibilidade e alcançar um público mais jovem.

Inteligências Artificiais

O que mudou?

Google Gemini AI adotou restrições para consultas sobre eleições.

Insights

Fique atento às regulamentações de uso de IA e evite utilizar ferramentas como o Google Gemini AI para tópicos restritos. Explore outras aplicações da IA para análise de dados e personalização de conteúdo.

Outras Plataformas

O que mudou?

LinkedIn: Removeu o “modo de criação” e disponibilizou ferramentas para todos os usuários.

Insights

No LinkedIn, utilize as ferramentas de criação de conteúdo agora acessíveis para todos para aumentar a visibilidade e engajamento profissional.

O que achou desse relatório?
Por favor, responda esse e-mail com seu feedback para nos ajudar a oferecer informações ainda mais valiosas nos próximos meses.

Observatório da Mídia Digital Universidade Anhanguera Funadesp

O observatório da Mídia Digital é um projeto de inovação e extensão da Universidade Anhanguera unidade Catuaí de Londrina-PR, apoiado pela Funadesp.

 

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.