« VOLTAR

Relatório do OMD de ref. 08/2023

 
Newsletter número #0 | Setembro de 2023

Olá.

Você está recebendo o relatório do Observatório da Mídia Digital referente às observações realizadas no mês de agosto/2023.

No último mês detectamos 56 movimentações nas funcionalidades, políticas de uso e algoritmos das principais plataformas de mídia digital.

Ver todas

Nesse relatório você encontra um resumo executivo com as principais mudanças ocorridas e insights a respeito de como elas podem ser aproveitadas em estratégias de marketing.

Plataforma Meta
Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads

O que mudou?

A Meta tomou várias medidas para fortalecer sua liderança entre as plataformas de redes sociais. O lançamento da versão Web do Threads é uma das principais iniciativas nesse sentido e pode fazer com que o Threads conquiste definitivamente seu espaço.

No Instagram, houve atualizações significativas, incluindo a capacidade de criar postagens colaborativas (collabs) com até quatro autores, seja em contas públicas ou privadas.

Para o WhatsApp, a empresa introduziu a capacidade de enviar imagens em alta resolução, um recurso aguardado pelos usuários. O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, também anunciou planos para oferecer a mesma função para vídeos em HD em um futuro próximo.

Insights

Essas mudanças ajudam a Meta a manter sua competitividade e atender melhor às demandas dos usuários, melhorando sua experiência. Para as ações de marketing, essas mudanças tornam a publicação de conteúdo mais fácil (versão Web do Threads), com mais qualidade (imagens em alta definição no WhatsApp) e mais interessantes (colaboração entre mais usuários no Instagram).

Plataforma Alphabet
Google e YouTube

O que mudou?

Neste mês de agosto a Alphabet se mostrou próxima do seu público e criadores de conteúdo, com novos recursos voltados à segurança de dados dos seus usuários, transparência e até tirou dúvidas sobre o funcionamento de um de seus algoritmos.

Começando pelas novas maneiras de ajudar usuários a ter controle das suas informações, privacidade e segurança na internet. Um jeito mais simples de gerenciar dados pessoais. No ano passado, foi lançada a ferramenta “Resultados sobre você”, com o objetivo era facilitar a solicitação de retirada de resultados de busca que contenham número de telefone, endereço residencial ou e-mail pessoais de usuários. Agora, o Google auxilia as pessoas a acompanharem suas informações pessoais na Busca e envia um alerta sempre que encontrarem esses dados, para que cada um possa solicitar a remoção.

Foi lançada a nova Central de Transparência da Google. Um hub para aprender mais sobre as políticas de produtos do Google de maneira rápida e fácil. Fornecendo acesso fácil a informações sobre suas políticas, ferramentas de denúncia e apelação, relatórios de transparência, princípios de privacidade e IA.

Alguns segredos sobre o, ainda misterioso, algoritmo do YouTube Shorts, foram revelados por Todd Sherman, líder de produto da mídia social de vídeos curtos da Google. Em uma entrevista, ressaltou o principal contraste com as outras plataformas, a contagem de visualizações, onde ele deixa claro que só fica registrado os usuários que pararam a rolagem do feed e deram atenção ao conteúdo. O executivo reforçou que o que conquista o algoritmo é a atenção da audiência e não existe truque para mascarar o vídeo e enganar o público em troca de engajamento.

Insights

As atualizações da Alphabet durante o mês de agosto nos ajudam a entender melhor suas plataformas, algoritmos e políticas e introduzem novos recursos para a segurança e privacidade dos usuários. O YouTube Shorts é a grande aposta para o canal de vídeo da plataforma. Os vídeos curtos consolidaram sua presença em várias plataformas e devem fazer parte das estratégias de marketing de qualquer marca.

Plataforma X
Antigo Twitter

O que mudou?

O mês de agosto foi agitado para o X, antigo Twitter. A rede começou o mês reformulando recursos exclusivos para assinantes do X Blue: agora, os assinantes podem optar por mostrar ou não o selo azul (exclusivo de assinantes). Além disso, eles podem fazer download de vídeos - recurso muito solicitado há anos por usuários do aplicativo.

E não parou por aí. Assim como alguns recursos agora são exclusivos para usuários “premium”, o XPro, o TweetDeck se tornou exclusivo de assinantes X Premium. O app é essencial para gestores de contas do X.

E se você acha que acabou, calma que tem mais: duas polêmicas foram motivos de falação entre os usuários. Um bug deletou as imagens antigas, publicadas antes de 2014. Além disso, o X também divulgou o fim do recurso "bloquear" no app.

Insights

Cada vez mais, o X mostra que está empenhado em se tornar uma plataforma focada em assinaturas. Isso mostra um pouco do que pode se tornar o X em algum tempo: aplicativo focado em recursos pagos.

Inteligências Artificiais

O que mudou?

A Meta, dona do Facebook, Instagram e Whatsapp, lançou um mecanismo com inteligência artificial (IA) capaz de traduzir e converter idiomas tanto em texto quanto falas de maneira mais fluída. A plataforma também deve lançar em breve "personas" com inteligência artificial.

Insights

A oferta de inteligencias artificiais capazes de fazer a tradução entre idiomas em tempo real potencializa o alcance de conteúdos produzidos em português. Ao mesmo tempo também torna mais fácil o consumo no Brasil de conteúdos produzidos originalmente em inglês, espanhol e outros idiomas, aumentando a concorrência pela atenção do usuário.

Esse é o primeiro relatório executivo preparado pelo Observatório.
Por isso gostaríamos de saber o que você achou. Por favor, responda esse e-mail com seu feedback para nos ajudar a oferecer informações ainda mais valiosas nos próximos meses.

Observatório da Mídia Digital Universidade Anhanguera Funadesp

O observatório da Mídia Digital é um projeto de inovação e extensão da Universidade Anhanguera unidade Catuaí de Londrina-PR, apoiado pela Funadesp.

 

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.