Briefings

20/07/2022
Assuntos: twitter

Twitter implementa recursos para combater desinformação sobre as eleições 2022

A principal ação é a criação da aba Eleições na seção Explorar, com curadoria de informações de qualidade, contexto sobre questões em debate e conteúdos de fontes confiáveis para quem quiser se aprofundar.

Autor: Sergio Mari Junior

O que é?

O Twitter informou em comunicado algumas iniciativas para combater a desinformação na plataforma durante as eleições 2022.

A principal ação é a criação da aba Eleições na seção Explorar, com curadoria de conteúdo sobre eleições. O objetivo é oferecer informações de qualidade, contexto sobre questões em debate e conteúdos de fontes confiáveis para quem quiser se aprofundar.

Ao longo do período eleitoral, assuntos com grande repercussão serão transformados em Moments, que conterão listas com contas de fontes confiáveis. Também serão apresentados gráficos semanais sobre os temas mais comentados sobre as Eleições 2022.

Serão enviadas notificações aos usuários oferecendo informações de contexto quando houver picos de conversas sobre temas relacionados às eleições.

As hashtags #Eleições2022, #VoteConsciente, #DebatesBR, #DebatesBrasil, #DebateBR, #DebateBrasil, #BoraVotar, #EuVotei e #CONFIRMA serão acompanhadas de emojis especiais.

Os estados de Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo terão abas especiais com informações sobre as eleições e os candidatos locais.

Por que é importante?

Depois de muita pressão popular, de governos e de órgãos de justiça ao redor do mundo, é cada vez mais comum que as plataformas de mídia digital assumam suas responsabilidade por influenciar os processos sociais. Períodos eleitorais têm sido especilamente impactados por elas nos últimos anos.

A iniciativa do Twitter tem como ingrediente principal a curadoria profissional (e não apenas automática ou algorítimica) de temas relacionados às eleições. Com isso os usuários terão acesso mais fácil à informação de qualidade, desmentidos de informações falsas e contexto sobre os temas em destaque.

Além disso, as hashtags e emojis têm o poder de aumentar o engajamento dos usuários sobre as eleições de modo positivo.

notícia completa

Relatórios

O Observatório da Mídia Digital publica periodicamente um relatório que reporta as principais mudanças encontradas em suas observações.

acessar

Universidade Anhanguera Catuaí Londrina
FUNADESP

O Observatório da Mídia Digital é um projeto de inovação e extensão da Universidade Anhanguera Catuaí de Londrina-PR com apoio da Funadesp.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.