Briefings

Twitter confirma que seu algoritmo tende a cortar negros e homens das fotos

Mulheres têm 8% mais chances do que homens de aparecerem nos cortes das imagens e que pessoas brancas têm 4% mais chances de aparecer do que pessoas negras

19/05/2021
Assuntos: éticatwitter

O que é?

Estudo interno do Twitter comprovou que seu algoritmo de corte e enquadramento de imagens tende a cortar pessoas negras e homens. Há algumas semenas usuários vêm denunciando esse comportamento do algoritmo, que agora foi confirmado por três pesquisadores em uma iniciativa da própria empresa.

Os resultados do estudo mostraram que mulheres têm 8% mais chances do que homens de aparecerem nos cortes das imagens e que pessoas brancas têm 4% mais chances de aparecer do que pessoas negras.

Por que é importante?

As imagens postadas pelos usuários do Twitter não aparecem inteiras na timeline. O algoritmo responsável pelo corte refaz o enquadramento das imagens selecionando a parte que considera mais "atraente". Se essa seleção for distorcida a percepção dos usuários a partir da timeline também poderá ser distorcida.

Essa problema também evidencia um aspecto recorrente nas análises sobre algoritmos que agem a partir do aprendizado de máquina. Dependendo do modo como são "treinados" eles podem reproduzir e perpetuar comportamentos preconceituosos.

Fonte

VEJA

O projeto

O Observatório da Mídia Digital é um projeto de extensão universitária que tem o objetivo de monitorar as mídias digitais e coletar informações sobre as funcionalidades, os modos de funcionamento e a dinâmica dos algoritmos das principais plataformas. Nesse site reportamos nossas observações.

saiba mais

Relatórios

O Observatório da Mídia Digital publica periodicamente um relatório que reporta as principais mudanças encontradas em suas observações.

acessar

Faculdade Pitágoras Londrina
Unopar Catuaí Londrina

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.