Briefings

O Google usou um programa secreto chamado 'Projeto Bernanke' para beneficiar clientes que usam seu sistema de compra de anúncios

Dados de processo do estado do Texas contra o Google mostram que a plataforma oferecia vantagem indevida a seus clientes na disputa por espaços publicitários.

11/04/2021

O que é?

Com base em dados de processo judicial anti truste movido pelo estado do Texas contra o Google, o Wall Street Journal divulgou informações do chamado Projeto Bernanke.

Nas plataformas de publicidade online os espaços para exibição de anúncios são disputados em uma espécie de leilão em tempo real entre os anunciantes interessados em aparecer.

Por meio do Projeto Bernanke o Google usava dados sobre o histório de seus clientes para ajustar os valores dos lances e obter vantagem sobre os anunciantes de outras plataformas.

Por que é importante?

Com a estratégia os anunciantes agencidos pelo Google conseguiam pagar menos pela veiculação de seus anúncios diminuindo, assim, a remuneração dos editores de sites pela veiculação dos anúncios.

Dados do mesmo processo citam um estudo de 2020 que aponta que a plataforma de publicidade do Google domina o mercado, sendo utilizada por 50 a 60% do mercado de editores de sites (que vendem seus espaços publicitários), e por 50 a 90% dos anunciantes (aqueles que compram os espaços para veicularem seus anúncios).

A existência do Projeto Bernanke mostra que o Google sua sua dominância no setor para promover uma concorrência desigual entre os anunciantes, podendo com isso prejudicar os editores.

Fonte

Gizmodo

O projeto

O Observatório da Mídia Digital é um projeto de extensão universitária que tem o objetivo de monitorar as mídias digitais e coletar informações sobre as funcionalidades, os modos de funcionamento e a dinâmica dos algoritmos das principais plataformas. Nesse site reportamos nossas observações.

saiba mais

Relatórios

O Observatório da Mídia Digital publica periodicamente um relatório que reporta as principais mudanças encontradas em suas observações.

acessar

Faculdade Pitágoras Londrina
Unopar Catuaí Londrina

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.