Por France Presse


Facebook — Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

O Facebook apresentou nesta quarta-feira (9) novas ferramentas para combater a desinformação dentro dos grupos na rede social, incluindo o uso de inteligência artificial para bloquear publicações com dados falsos.

Os administradores de grupos poderão ativar um recurso que rejeita automaticamente postagens que são consideradas falsas por verificadores. A rede social conta com uma inteligência artificial capaz de identificar as publicações suspeitas.

A plataforma também atualizou a ferramenta que proíbe interações de alguns participantes. Antes conhecida como "silenciar", ela passou a se chamar "suspender" e impede temporariamente que certos usuários publiquem, comentem ou participem de bate-papos ou salas no grupo.

Mais de 1,8 bilhão de pessoas usam todos os meses grupos do Facebook, que permitem a reunião de pessoas em torno de vários assuntos.

Críticos dizem que os grupos são alvos para a difusão de informações enganosas ou falsas por terem grandes audiências alinhadas ao redor de uma ideia ou tema específico.

Os grupos do Facebook foram concebidos pelo fundador Mark Zuckerberg como uma maneira mais íntima de construir comunidades, fornecendo espaços para os usuários se conectarem com seus hobbies e interesses.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!