• Soraia Alves
Atualizado em
metaverso, futuro, inovação, inovar, tecnologia, realidade virtual,  (Foto: Getty Images )

 (Foto: Getty Images )

Foi anunciada na terça-feira (21) a criação do Metaverse Standards Forum, um grupo que reúne grandes empresas e organizações de tecnologia para discutir regras para o metaverso. Fazem parte do projeto Meta, Microsoft, Epic Games e mais 33 empresas do setor.

O objetivo da iniciativa é desenvolver padrões para a construção de um metaverso aberto. Para isso, o grupo vai explorar o que ainda está impedindo a implantação do metaverso, além de definir padrões abertos e interoperáveis ​​para realidade aumentada e virtual, geoespacial e tecnologia 3D.

“Os líderes da indústria afirmaram que o potencial do metaverso será melhor realizado se for construído sobre uma base de padrões abertos”, diz o grupo em um comunicado à imprensa. “Construir um metaverso aberto e inclusivo em escala abrangente exigirá uma constelação de padrões abertos de interoperabilidade.”

Ainda de acordo com o comunicado, o Metaverse Standards Forum se concentrará em “projetos pragmáticos baseados na ação”, como hackathons e ferramentas de prototipagem para apoiar padrões comuns. O projeto também vai desenvolver uma “terminologia consistente” para o espaço virtual, uma vez que ainda existe divergências entre os especialistas sobre o que de fato pode ou não ser considerado metaverso.

Além das empresas já ciatadas, os membros fundadores do grupo incluem grandes entidades pré-metaverso como World Wide Web Consortium (W3C), Nvidia, Qualcomm, Sony Interactive Entertainment e Unity, além de entusiastas das tecnologias modernas como a Lamina1, uma startup de pagamentos blockchain.

Algumas big techs, no entanto, ficaram de fora da iniciativa, incluindo a Apple, que já tem desenvolvido projetos com tecnologias RV e RA.

Quer conferir os conteúdos exclusivos de Época NEGÓCIOS? Tenha acesso à versão digital.